Polícia Federal apreende aproximadamente mil armas de fogo em lojas da cidade de Nova Iguaçu/RJ

Na última quarta-feira, 15, a Polícia Federal (PF) realizou a Operação Desarmada III em Nova Iguaçu-RJ, na Baixada Fluminense, com o objetivo de apreender o restante de um armamento irregular já confiscado em ação semelhante há cerca de um mês, no mesmo município. A ação foi autorizada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu e resultou na apreensão de cerca de mil armas de fogo, milhares de munições e acessórios como cartuchos e projéteis. Todo o armamento pertencia às mesmas lojas que foram alvo da operação anterior.

A PF considerou a apreensão de uma quantidade tão expressiva de material bélico como de suma importância no objetivo de impedir que as armas de fogo possam ser introduzidas no mercado clandestino, visando o enfraquecimento de organizações criminosas, como milícias, escritórios do crime e facções.

De acordo com a corporação, as irregularidades constatadas podem caracterizar os crimes de comércio ilegal de armas de fogo, munição e acessório, previsto no artigo 17 do Estatuto do Desarmamento, e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido, previsto no artigo 12 do mesmo estatuto. As penas previstas para esses crimes podem chegar a 12 e 3 anos de prisão, respectivamente.

Nas duas ações anteriores, a PF apreendeu um total de 80 armas de fogo, sendo 68 fuzis e 12 revólveres, além de munições. Todas as armas eram de uso restrito. Na ocasião, quatro pessoas foram presas em flagrante. A PF afirmou que as duas ações anteriores visavam "as armas e munições que possuíam calibre restrito".

A apreensão de armas de fogo é uma medida essencial para coibir a violência e a criminalidade, especialmente no estado do Rio de Janeiro, que possui altos índices de violência urbana. A Polícia Federal tem intensificado suas operações de combate ao tráfico de armas e às organizações criminosas, visando aumentar a segurança da população e combater a criminalidade.

Fonte e Imagem: Jovem Pan
Fonte: Internet