Dois empresários maranhenses foram presos temporariamente pela Polícia Federal (PF) por suspeita de participação em um esquema de desvio de dinheiro público destinado à saúde por meio de emendas parlamentares. Renato e Roberto Rodrigues de Lima, donos da empresa RR de Lima, foram detidos em Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, cidades vizinhas do interior do Maranhão. A operação Quebra Ossos, deflagrada em cinco municípios maranhenses e piauienses, contou com a participação da Controladoria-Geral da União e do Ministério Público Federal.
Os investigados forneciam informações falsas ao Sistema Único de Saúde (SUS), contabilizando atendimentos médicos que os serviços públicos das prefeituras com quem mantinham contrato nunca realizaram, para justificar a quantia em dinheiro que parlamentares destinavam a essas prefeituras por meio das emendas do relator-geral do Orçamento.
Segundo a PF, há indícios de que contratos firmados pela prefeitura foram fraudados para permitir o desvio de parte do dinheiro público recebido por meio das emendas parlamentares. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por diversos crimes, incluindo lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Fonte: Agência Brasil